Puc Campinas.jpeg

Aluno da PUC-Campinas projeta ponto de ônibus inteligente

A startup Viibus, Trabalho de Conclusão de Curso premiado pela Faculdade de Engenharia Elétrica da PUC-Campinas no ano de 2013, é uma das vencedoras do Desafio Cisco de Inovação Urbana Porto Maravilha. 

Ela foi selecionada entre 15 finalistas e participará de um programa de aceleração profissional apoiado pelo Centro de Inovação IoE  (Internet de Todas as Coisas) da Cisco, no Rio de Janeiro. O objetivo é que o aplicativo seja implementado no Porto Maravilha antes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. 

O Projeto ViiBus - Ponto de Ônibus Inteligente para Pessoas com Deficiência Visual” foi idealizado pelo aluno do curso de Engenharia Elétrica da PUC-Campinas, Douglas Toledo, graduado em 2013, e consiste em um ponto de ônibus inteligente para auxiliar pessoas com deficiência visual na utilização dos sistemas de transportes urbanos. O projeto é a integração de uma solução de hardware utilizando eletrônica embarcada para comunicação entre deficientes visuais, ponto inteligente e ônibus, e uma solução cloud (disponível em rede, na “nuvem”) para gerenciamento dos dados de uso. 

A solução está focada na inovação urbana e busca melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e visitantes do Rio de Janeiro, assim como otimizar a gestão urbana e implementar novos serviços inteligentes na região.

ViiBus

O Desafio 

Lançado em agosto deste ano, o Desafio abriu a oportunidade para que empreendedores, desenvolvedores, startups e universidades de todo o Brasil apresentassem projetos e aplicativos elaborados com base na plataforma de Internet de Todas as Coisas (IoE). No total, o Desafio recebeu 104 propostas de projetos.

O Desafio faz parte da iniciativa da Cisco de Inovação Urbana no Porto Maravilha, um dos projetos da empresa para contribuir para a construção de um legado duradouro para a transformação da cidade do Rio de Janeiro. 

Através de iniciativas dos setores público e privado, o Porto Maravilha será um modelo de bairro inteligente, com zonas residencial e comercial, rede de transporte público e infraestrutura de telecomunicações eficientes. 

A intenção é tornar a área do Porto Maravilha um exemplo único de um Bairro Mais Inteligente e Mais Humano, através de uma plataforma conectada e serviços inteligentes, permitindo que cidadãos e visitantes se conectem entre si e também se conectem com a cidade e com o Governo.

Um vídeo sobre o projeto pode ser visto aqui.

Fonte: Assessoria de Imprensa da PUC-Campinas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>


<< Voltar